Plano de cargos e salários – Para que isso serve?
- Marcos Feitosa Filho
- 31 de dez. de 2021
- 1 min de leitura

Um bom plano de cargos e carreiras pode ser diferencial para contratação e estímulo de empregados. Veja aqui algumas informações sobre o assunto.
Mas para que serve?
O objetivo do plano de cargos, carreira e salário é deixar transparente para o colaborador as regras de ascensão e política salarial da empresa. Uma vez implantado o projeto, os contratados passarão a obedecer às novas regras para que possam progredir na empresa, com relação ao seu salário e a atividade que poderão desempenhar.
Quem faz o plano de cargos e salários?
O planejamento de cargos e salários pode ser feito por um gestor em conjunto com o setor de Recursos Humanos, por ser essa última a área que melhor entende o que querem os atuais e futuros funcionários e conseguem fazer pesquisas mais aprofundadas do mercado de trabalho.
Benefícios do plano de cargos e salários:
Diminuição dos riscos trabalhistas;
Aumento da motivação dos funcionários com o trabalho;
Relação transparente com seus colaboradores;
Reconhecimento dos bons funcionários;
Aproveitamento máximo dos talentos de sua empresa.
O que o empresário precisa observar para ter sucesso?
É importante que esse documento tenha bem definido as funções, cargos, níveis, organograma, políticas salariais, análise do equilíbrio interno e externo, quantidade de funcionários exercendo cada função e respectivos salários, bem como as características necessárias para promoções.
Além disso, é importante que todos possam acompanhar seu desempenho. Uma dica pode ser a utilização de gráficos, para ter um panorama geral das informações cadastradas.
As seis etapas do Plano de Cargos e Salários:
Análise de cenário;
Definição dos “Provedores de Informações”;
Conhecimento dos processos;
Coletar informações para a arquitetura;
Arquitetura;
Construção de programa de remuneração (estratégia de remuneração).




Comentários