O empregador pode exigir do empregado comprovação de vacinação sob pena de demissão por justa causa
- Marcos Feitosa Filho
- 30 de dez. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 28 de jan. de 2022

O empregador pode exigir do empregado a comprovação da vacinação, sob pena de demissão por justa causa. Esse, inclusive, é o entendimento do Tribunal Regional do Trabalho – TRT da 2ª Região.
A presidente do TST – Tribunal Superior do Trabalho, Ministra Maria Cristina Peduzzi, em entrevista reforçou posicionamento no mesmo sentido:
O direito da coletividade se sobrepõe ao direito individual e se um empregado se recusa à vacinação, ele vai comprometer o meio ambiente de trabalho que necessariamente deve ser promovido, por meio do empregador, da forma mais saudável possível, por isso que há uma justificativa que tem embasado decisões nesse sentido.
A única ressalva feita pela Ministra é o caso em que o empregado não possa se vacinar por limitação decorrente de problema de saúde.
A decisão encontra apoio de boa parte da população. Segundo pesquisa realizada pelo LinkedIn com mais de 1 mil pessoas, 90% dos brasileiros pesquisados acreditam que é importante que as empresas exijam a vacinação contra a Covid-19.
Processo TRT 2: 1000122-24.2021.5.02.0472




Comentários