7 dicas para evitar o passivo trabalhista na sua empresa
- Marcos Feitosa Filho
- 30 de dez. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de jan. de 2022

Empregador, se liga nessas dicas que podem certamente evitar o passivo trabalhista na sua empresa:
Estude a legislação
Não dá para gerir sua empresa apenas com o que se escuta por aí ou com assuntos da moda. É importante ter uma atuação sempre integrada e atualizada quanto as diversas normas a serem seguidas, como as de segurança do trabalho, horas de trabalho, tributos, proteção de dados, normas coletivas, dentre tantas outras.
Mantenha uma boa comunicação com seus colaboradores
A maior força produtiva da sua empresa não está na estrutura dela, mas sim nos seus colaboradores. Esse é o bem mais precioso. Essas pessoas têm jeitos, culturas e comportamentos diferentes e essa diversidade pode agregar muito, desde que cultivada com respeito às diferenças. Além disso, todos devem conhecer as normas da empresa e as condutas esperadas de cada um.
Valorize a cultura organizacional
A cultura organizacional é importante para agrupar comportamentos, crenças, hábitos, valores éticos e morais, de modo a motivar a equipe a os ajudar a crescer juntamente com o empreendimento. Sua ausência gera problemas de produtividade e relacionamento no ambiente de trabalho.
Previna os assédios morais
Esse problema deve ser reduzido por meio de campanhas preventivas e internas da empresa. Quando o trabalhador procura a Justiça do Trabalho para outras demandas, normalmente inclui situações em que foi submetido à assédio e isso, evidentemente, infla o valor dos pedidos e de uma eventual condenação.
Monitore os riscos do ambiente de trabalho
Faça mapeamentos constantes sobre os riscos individuais ou coletivos que envolvem sua empresa. Problemas relacionados à segurança no ambiente de trabalho geram pedidos indenizatórios.
Realize auditorias internas
Monte um comitê com profissionais de diferentes áreas ou contrate uma consultoria externa para realizar auditorias internas periódicas. O objetivo é verificar situação dos contratos, funcionamento do sistema de ponto, processo de folha de pagamento, conferir se os arquivos são gerados corretamente e se a legislação está sendo devidamente cumprida.
Aposte na advocacia preventiva
As mudanças na legislação são constantes e não se trata apenas daquelas que alteram a CLT. Outras fontes normativas podem influenciar (e muito) nas relações dos gestores com a equipe e no caixa da empresa. Como exemplo temos normas tributárias, normas coletivas/sindicais e a recente Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD.
#direitodotrabalho #advocacia #trabalhista #advogadotrabalhista #empresário #gestão #empresa #CTPS #justiçadotrabalho #advocaciatrabalhista #feitosaefujitaadvogados #contratodetrabalho #contratos #ctps #carteiradetrabalho #salário #empreendedorismo #projeto_milionario #mentormilionário #desenvolvimento #liberdadefinanceira #mentalidadeempreendedora #empreendedordigital #peronore #mudar #empreendedorismo #empreendedordesucesso #mentalidadedesucesso #marketingdigital #mentesmilionarias #motivacional #empreender #empreendedor #empreendimento #estoicismo #motivacao #motivacional #artedaguerra #marketingdeconteudo #mentorclub #homemdevalor #geracaodevalor #negócios #business #sucessoempresarial #finanças #negóciosmaisseguros #negóciodesucesso #resultados #organização #longevidadenonegócio #negóciosepessoas #empregadadomestica #diarista




Comentários